segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Estas crianças já foram disciplinadas com palmadas?



    Estes são os meus filhos, e foram sim, disciplinados com palmadas, e chineladas!
    No meu horário de almoço costumo acompanhar as notícias dos Telejornais do Meio-Dia. Qual não foi a minha surpresa quando ouvi  que nos próximos dias a Câmara dos Deputados vai votar o projeto de lei 7.672/10, que proíbe usar a força física para disciplinar ou punir crianças e adolescentes. A proposta é conhecida como Lei da Palmada.
   Caso a proposta seja aprovada, os pais que baterem nos filhos poderão ser encaminhados para programas comunitários de proteção à família, para tratamento psicológico ou psiquiátrico, para cursos ou programas de orientação, ou ainda receber uma advertência.
    Fiquei me imaginando sendo encaminhado a um programa de reabilitação para pais,  com uma guia para ser examinado por um psiquiatra, que quem sabe me prescreverá um Aldol... ou talvez até algo mais radical: Por que não uma prisão por alguns dias?
    Senhores, é demais para o entendimento de um pobre mortal.  Um país que não consegue dar conta dos milhares de drogados, assaltantes, traficantes e todo o tipo de meliante que assola a população dispõe-se a  legislar proibições sobre educação dos filhos. Eu mereço!
      E uma sorridente psicóloga do alto de sua autoridade de especialista afirmou que “uma criança que recebe palmadas vai perpetrar a violência... será violento com outros também.”  É muito para minha cabeça!
     Fui criança e levei palmadas à beça. Nem por isso nunca saí agredindo ninguém  por aí, como é a tese da nobre psicóloga. Sempre fui um cidadão pacato e pacífico. Amo meus pais, e os respeito, e sei que se me disciplinaram um dia era porque me amavam.
    Sou pai de dois filhos. Pai extremado até.  Participo da educação dos meus filhos em todos os aspectos. Sei que bater não é o primeiro recurso que me vem à cabeça, mas é um recurso necessário para algumas crianças e em algumas fases de suas vidas. Um pai ser denunciado por estar disciplinando seus filhos... é demais! Que Estado é este? Parece até que suas funções estão tão plenamente atendidas que acha tempo para se imiscuir em como os pais criam seus filhos.
     Claro que existem excessos por aí. Mas promulgar uma lei proibindo palmadas porque algum desequilibrado espanca seus filhos, não resolve o problema. Desde quando as pessoas com sério comprometimento psicológico agirão diferente porque o Planalto assim o quis? Não acham que é ingenuidade demais?
    É claro que alguém pode estar no Planalto e ter seus traumas de infância.  Mas daí proibir a TODOS OS PAIS do Brasil disciplinarem seus filhos com palmadas, é outra conversa!  Não ignoro quem tem posição contrária a disciplinar os filhos com palmadas. Somos diferentes, pensamos diferentes, temos opiniões distintas.  Isto é democracia. Mas, pasmem, esta lei disfarçada de preocupações com os direitos humanos é uma sinalização de grave  autoritarismo, pois nos obriga a pensar e a agir igual aos senhores tecnocratas do Planalto. Quem viveu em regimes totalitários conta que as coisas começaram assim, com leis aparentemente inofensivas, depois vieram proibições cada vez mais severas. Estaremos a meio caminho de um novo totalitarismo? É o fim da democracia!
    Gostaria de esclarecer que não sou um ultra-fundamentalista xiita radical semi-analfabeto.  Sou educador de uma grande universidade corporativa, tenho algumas graduações e pós-graduações, sou gestor de pessoas.  Já viajei por muitos países... acho que sou uma pessoa esclarecida!
    Sendo assim terei uma cela especial, e você poderá me visitar. Farei muito gosto em ser sustentado pelo Estado numa prisão ao pagar pelo crime de amar meus filhos, e discipliná-los com palmadas.  É uma metáfora do Brasil: os cidadãos presos com medo em suas casas, e os meliantes  com ou sem colarinho branco soltos ameaçando todo mundo. 
     Sempre tive orgulho de ser brasileiro... hoje este orgulho foi embotado. Fiquei triste. Pra onde caminha nosso país?

4 comentários:

  1. Assino embaixo, Gelbin.
    O amor sempre fala mais alto na disciplina de quem conhece a Deus. As palmadas estão incluídas! Pv 13.24; 19.18
    beijos,
    Prisca

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo Ezion, em "número e grau" fui criada com esta disciplina e sempre amei e respeitei meus pais. Hoje, meu marido e eu criamos e educamos nossos dois filhos da mesma forma e sei que eles nos amos e são gratos e felizes por entenderem que são corrigidos na medida certa. ESTAMOS NESSA LUTA.

    ResponderExcluir
  3. As palmadas são só pequena parte da demonstração do amor que os nossos pais tem por nós(estranha demonstração, mas é desse jeito mesmo), afinal o pai corrige o filho a quem ama.
    Maressa

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida, estamos afogando Brasil!!!
    Onde vamos parar???
    As palmadas que eu levei, doeram tanto... ah, como doeram! Mas foram responsáveis por parte do que eu sou hoje! Brigada Pai e Mãe, pelas palmadas!
    Aos "grandes", digo: palmada num mata não ,viu...

    Samara'

    ResponderExcluir