terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O primeiro chefe do DECON de que se tem notícia...

Ferdinand Bol foi um artista barroco holandês do século XVII. Naquela época os pintores e escultores ainda encontravam nas histórias bíblicas, muita inspiração para sua arte.  Ele foi discípulo de Rembrandt, que foi um dos maiores ilustradores de cenas bíblicas da história.
      Das obras famosas de Bol, há um quadro, atualmente no Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia,  intitulado “Moisés e Jetro”. Convido-o a apreciar a obra:
A pintura nos mostra Moisés na posição de juiz, com um bastão em sua mão direcionado a um homem que narra seu problema à autoridade. Do lado esquerdo de Moisés está um ancião com postura de observador, e atrás dele está um homem com um livro, obviamente o escrivão.
     O artista não estava preocupado em reproduzir a cena, exatamente como ela deve ter acontecido, e sim como ele imagina que ela tenha ocorrido. Assim, os protagonistas aparecem em roupas contemporâneas a do pintor, bem como o livro sobe o qual o escrivão trabalha.
     Há, porém, um detalhe importantíssimo que não podemos deixar de registrar: Por trás do homem que está sendo atendido, há uma fila... na verdade uma fila que não tem fim, pois se desvanece nas sombras da distância. E um soldado, no primeiro plano, controla a fila.
     Leiamos agora, o texto bíblico que inspirou tão bela obra:
   “... No dia seguinte, Moisés assentou-se para julgar o povo, o qual ficou de pé diante dele, desde a manhã até a tarde. Quando o sogro de Moisés [Jetro]  viu tudo o que ele fazia ao povo, perguntou: Que é isto que estás fazendo com o povo? Por que fazes isto sozinho, deixando todo o povo em pé diante de ti, desde a manhã até a tarde? Moisés respondeu a  seu sogro: É porque o povo vem a mim para consultar a Deus... Mas Jetro lhe disse: O que estás fazendo não é bom.” Êx 18.12-17
     Ferdinand Bol estava certo ao retratar uma fila sem fim: Imagine? Ficar de pé na fila desde a manhã até a tarde?!!  Interessante é que Moisés não achava nada demais: Ora se o povo quer consultar a Deus comigo... Paciência, precisa esperar! O soldado estava ali para garantir que não haveria desmandos ou ninguém quisesse entrar na frente do outro... depois de tanto tempo esperando!
    Jetro surge como uma pessoa externa ao povo de Israel. Ele é sacerdote de Midiã, e como sogro de Moisés, encontra-se com ele enquanto Israel está acampado no deserto (Êx 18.1-5). No quadro, Bol o coloca na condição de observador. Ele está sentado apenas observando o que se passa.
    Ao fim do dia, em que coletara dados suficientes para fazer um diagnóstico preciso,  Jetro fala com Moisés:  O que estás fazendo não é bom.
      Saindo do Deserto do Sinai onde peregrinava o povo de Israel, passando pelo quadro barroco de Ferdinand Bol, chegamos  ao século XXI e nos deparamos com o bombástico fato de que, com o Código de Defesa do Consumidor na mão Jetro foi o primeiro chefe do Serviço de Defesa do Consumidor de que se tem notícia.
    Como um homem sério, não acobertou os erros de seu genro. Tempo de fila: 15 minutos! Tinha gente esperando todo o dia! Digamos que o tempo médio de espera beirasse as 5 horas. Não havia nenhum tipo de tolerância para um tempo desses!  Moisés foi notificado pelo Dr. Jetro, chefe do Decon: O que estás fazendo não é bom!
    Para Moisés não havia saída. Fazer o que? Ele já estava fazendo o possível. Mas o Dr. Jetro não estava apenas para comprovar a infração e realizar a notificação. Ele estava ali para apontar saídas, como um bom consultor:
    Com certeza, tu e este povo que está contigo desfalecereis, pois a tarefa é pesada demais; não podes fazer isto sozinho. Ouve-me agora. Eu te aconselharei, e que Deus esteja contigo: Deves representar o povo diante de Deus, a quem deves levar as causas do povo; ensina-lhes os estatutos e as leis; mostra-lhes o caminho em que devem andar e as obras que devem praticar. Além disso, procura dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, homens confiáveis e que repudiem a desonestidade; e coloca-os como chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez; para que eles julguem o povo todo o tempo. Que levem a ti toda a causa difícil, mas que eles mesmos julguem toda causa simples. Assim aliviarás o teu fardo, pois te ajudarão a levá-lo.”   (Êx 18.18-22)
   Quando eu comecei a estudar Administração de Empresas, no início dos anos 90, me deparei na Universidade com o esquema jetroniano no livro do Professor Chiavenatto... foi naquela época, que foi sancionada a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que corresponde ao Código de Defesa do Consumidor: Quase 3.500 anos depois da cena retratada por Bol, narrada no capítulo 18 de Êxodo. 

Um comentário:

  1. Ezion, fico feliz por saber que não mais precisarei esperar a Eclesiástica para ler seus textos. Visitarei com regularidade este espaço de pensar biblicamente.

    Alguns de nós estamos precisando de um Jetro. Outros de nós já temos um Jetro, faltando-nos humildade para atender o conselho.

    ResponderExcluir