sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

IN - Prefixo de negação: Cataratas de Iguaçu - In-descritível, In-esquecível, In-crível...

    Há muito tempo, quando eu era garoto, me lembro que uma cantora esteve em Fernando de Noronha e ficou tão impressionada com a beleza do lugar que compôs uma canção ao lugar, uma ode à Noronha. Ainda me lembro de um trecho: “Em Fernando de Noronha, vejo tudo mais lindo...”  Alguém se recorda?  Ano passado fui lá: Não é que ela tinha razão? Dá vontade de fazer odes e odes à Noronha !!!! É um sonho !!! Depois eu faço a minha Ode à Noronha, retroativa a 2010!
   Agora eu  voltei das Cataratas de Iguaçu, e tive a mesma sensação: Vontade de fazer uma Ode às Cataratas. Estive lá nos meus verdes anos, no início da década de 90. Não me lembrava mais da imponência, beleza, enormidade, e outros adjetivos tendentes a superlativos que eu possa me lembrar e o vernáculo me disponibilizar.
   Sabe que o Criador é caprichoso? No Antigo Testamento encontramos a história de uma mulher engravidando aos 90 anos, pode? Tremendo senso de humor divino. A promessa divina à idosa candidata à mãe, Sara, é recebida como uma piada. Ela ri (e quem não riria?). E não é que a velha milagrosamente engravida? E para completar a idéia do bom humor divino a criança se chamou “Riso”, Itzsakh (Isaque). O capricho divino não aparece apenas nos fatos envolvendo pessoas. Acredito que na criação muitas vezes Deus foi caprichoso. Já imaginou a criação da girafa? Pense num pescoço! Mas eu não quero falar de animais, eu quero falar de um lugar...
   O capricho divino nas Cataratas do Iguaçu é indisfarçável.  O Rio Iguaçu  enlarguece, se espalha, depois desaba subitamente num abismo de 70 metros, formando centenas de cachoeiras de uma beleza indescritível... Agora me dou conta que as coisas de Deus quando são narradas ou citadas precisamos utilizar adjetivos que qualificam o que não se pode descrever:  Paulo viu coisas inefáveis, inexprimíveis (II Co 12.4)... O que se vê nas cataratas é in-des-cri-tí-vel, inesquecível !! Parece que os vocábulos ficam miúdos, diminutos, chochos (fui buscar no fundo do baú, chocho), insuficientes... já voltei para os adjetivos negativos!
      Quer conferir? Dê uma olhada...
  
     Tenho razão?  Estou exagerando? 
     Chega de gramática, esqueça os prefixos e adjetivos. Vote nas Cataratas do Iguaçu como uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo Moderno. Clique no link abaixo e vote. Você tem alguma dúvida?

2 comentários:

  1. Parece, realmente, ser um lugar incrível. De tirar o fôlego ou arrebatar as emoções.

    ResponderExcluir