quarta-feira, 6 de julho de 2016

Episódio da Mulher Adúltera ilustra texto de Gálatas

     Estudando a epístola aos gálatas para expor no culto de ensino da igreja revejo o trecho já mui conhecido:
     “Então, para que serve a lei? Ela foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa havia sido feita... (Gl 3.19) Mas a Escritura colocou tudo debaixo do pecado, para que a promessa fosse dada aos que creem pela fé em Jesus Cristo. Mas, antes que viesse a fé, éramos mantidos debaixo da lei, nela confinados para a fé que haveria de ser revelada. Desse modo, a lei se tornou nosso guia para os conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Mas tendo chegado a fé, já não estamos sujeitos a esse guia. Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus” (Gl 3.22-26).  

     A leitura desse trecho paulino me faz lembrar o episódio registrado por João em seu evangelho, no capítulo 8:
    “Jesus, porém, foi para o monte das Oliveiras. Ao amanhecer ele apareceu novamente no templo, onde todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se assentou para ensiná-lo. Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram-na ficar em pé diante de todos e disseram a Jesus: "Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz? "

     Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo. Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela". Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão.
     Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando com os mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele.
     Então Jesus pôs-se de pé e perguntou-lhe: "Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?”  "Ninguém, Senhor", disse ela. Declarou Jesus: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado.” (Jo 8:1-11)
    Agora vejamos como o episódio da Mulher Adúltera ilustra as explicações paulinas:
    Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher flagrada em adultério.  Indaga Paulo, para que serve a lei?  E ele mesmo responde “por causa das transgressões”. A resposta é muito sucinta e talvez não esclareça plenamente. Então pode-se usar outro texto paulino para lançar mais luz sobre a questão: “Eu não conheci o pecado senão através da lei, pois eu não teria conhecido a concupiscência se a Lei não tivesse dito: Não cobiçarás.” (Rm 7.7)

   Os fariseus sabiam que a mulher havia pecado porque a lei afirmava isso. Eles não chegariam a essa conclusão por si mesmos.  A lei indicou que havia pecado, e esse pecado conduzia à morte. Naquele caso, o apedrejamento. A punição que a lei previa era para que o homem assimilasse a gravidade da transgressão.
    Mas pecado não era apenas o adultério da mulher. Dizia Paulo:  “A Escritura colocou tudo debaixo do pecado”.  Jesus se levantou, olhou para os homens que traziam a mulher e indagou: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela”. Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez começando com os mais velhos.

    A lei apontava claramente o pecado não apenas da mulher, mas de todo o homem.  E aqueles fariseus e homens da lei entenderam isso. Nesse episódio fica claro qual era o objetivo da lei, e também que ela cumprira satisfatoriamente sua finalidade: Deixar claro, que todo o homem é pecador diante de Deus!
   Agora a mulher estava ali, diante de Cristo, trazida pelos ditames da lei. Sem nada que pudesse falar a seu favor, a não ser a fé no homem que tinha nas mãos o seu destino, pois a lei previa seu apedrejamento. Mas Jesus a perdoou, dizendo: Vá em paz e não peques mais.  Paulo resumiria o que aconteceu com as seguintes palavras:  Desse modo, a lei se tornou nosso guia para os conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Mas tendo chegado a fé, já não estamos sujeitos a esse guia.
   Vivamos pela fé, na Salvação graciosa do Senhor que nos libertou da maldição da Lei!!

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário